quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Abrir pendrive com o “Abrir com”?

PROBLEMA:
Depois de colocar meu pendrive em uma máquina infectada, justamente para instalar o anti-vírus, ele ficou infectado. O vírus criou um arquivo “autorun.ini” dentro dele e não dava mais para abri-lo pelo Meu Computador com duplo clique no ícone dele. Ao invés disso, a janela “Abrir com” era aberta, como mostrado na figura abaixo:



SOLUÇÃO:
Após examinar todo o conteúdo do pendrive com o KAV6 (http://germanodlf.blogspot.com/2008/02/kaspersky-anti-virus-br-v602621.html) o problema persistiu, mas recomendo que isto ainda seja feito por quem tiver o mesmo problema. Só por precaução. Então fiz uma cópia de todas as pastas e arquivos que eu sabia que eram realmente meus e formatei o pendrive. Depois coloquei todos os meus dados de volta e testei novamente. Finalmente o problema havia se resolvido.

Recomendo que examine todos os computadores onde você colocou o seu pendrive antes de tê-lo desinfetado.

Asta la vista baby!

Windows Vista update erro 8007000B

PROBLEMA:
No Windows Vista, ao realizar o Windows Update, é recebido o código de erro 8007000B e a atualização não é finalizada.

SOLUÇÃO:
1) Em Iniciar > Programas > Acessórios, Clique com o botão direito em Prompt de Comando e selecione “Executar como Administrador”.

2) Quando for perguntado, permita executar a ação.

3) Na janela do prompt de comando digite “cd\” (sem as aspas) e tecle Enter.

4) Agora digite “fsutil resource setautoreset true c:” (sem as aspas) e tecle Enter. Isso se seu Windows Vista foi instalado no drive C:, se não, adapte o comando para a letra equivalente. Haverá uma mensagem dizendo que a operação foi executada com sucesso.

5) Reinicie seu computador.

6) Tente atualizar o Windows Vista novamente, deverá funcionar.

Não esqueça de validar seu Windows Vista seguindo os passos do post com o título “Validando o Windows XP e o Windows Vista”.

Aproveite seu Windows Vista atualizado e original!

Removendo o WGA

WGA significa “Windows Genuine Advantage”, ou seja, traduzindo, “Vantagens do Windows Original” e é um programa da Microsoft instalado em seu computador através do Windows Update pelo pacote de atualização KB905474. A Microsoft o criou com o único propósito de identificar as pessoas que usam Windows pirata e bloqueá-los de certos benefícios. Porém existem pessoas que usam o Windows original e mesmo assim o WGA identifica como sendo pirata. Além desse problema, o WGA, por obter informações sobre o seu computador, é um spyware que consome recursos do processador, memória e uma pequena fatia de largura de banda de sua internet, além de suas mensagens serem um incômodo. Outro problema é que atrapalha os pobres usuários de Windows pirata.

Esta é a frase do WGA que aparece na tela de logon e nos balões de notificação da barra do menu iniciar: “Esta cópia do Windows não é original. Você pode ter sido vítima de falsificação de software.”

Agora, vamos remover essa praga da Microsoft de seu computador. Siga os passos a seguir:

1) Execute o regedit.exe (Iniciar > Executar... > em Abrir: escreva "regedit" sem as aspas > OK)

2) Procure a chave de registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon\Notify\WgaLogon

3) Apague a chave inteira "WgaLogon", no painel esquerdo

4) Reinicie o computador

5) Apague os arquivos
C:\windows\system32\WgaLogon.dll
C:\windows\system32\WgaTray.exe
C:\windows\system32\dllcache\WgaLogon.dll
C:\windows\system32\dllcache\WgaTray.exe
C:\windows\WgaNotify.log

Pronto! O WGA foi praquele lugar!

Mesmo que você remova o WGA, ele poderá ser baixado novamente com as atualizações automáticas. Para fazer com que ele nunca mais volte existem duas formas. A primeira é desabilitando as atualizações automáticas do Windows, o que eu não recomendo, já que estas atualizações são importantes para a segurança de seu computador. A outra maneira é validar o Windows. Navegue pelo blog e procure pelo post com o título “Validando o Windows XP e o Windows Vista” e valide o seu.

Até a próxima!

------------------------------------------------------

11 de março de 2008

Meu amigo Deyvisson Lima mandou uma dica que facilita o processo de remoção do WGA. Trata-se de um programa que faz o processo automaticamente com apenas um clique. Segue abaixo os links para download de um arquivo RAR contendo dois programas para a remoção do WGA. Escolha o que mais lhe agrada, ambos funcionam.

WGA Remover:
http://www.badongo.com/file/8233465
Senha: gdlf

Validando o Windows XP e o Windows Vista

Para fugir dos preços abusivos da Microsoft a melhor coisa a fazer é migrar de vez para o Linux, recomendo a distribuição Ubuntu Linux (http://www.ubuntu-br.org/).

Mas como ainda existem pessoas que insistem em usar o Windows ou ainda não pôde se acostumar com o Linux, apesar de tê-lo instalado em uma outra partição, ou ainda por trabalhar com informática e ter que dar suporte ao Windows (como eu), venho trazer outra solução: validar o seu Windows não original.

Ou seja, você poderá utilizar seu Windows Pirated Edition como se fosse um original.

WINDOWS XP:

Se você ainda for instalar o Windows XP no seu computador, então para valida-lo basta usar um dos seriais abaixo durante a instalação. Não funciona se for feita uma atualização de uma versão mais antiga do Windows (95, 98, Milenum, NT, 2000), tem que formatar a máquina e instalar tudo do começo. Na verdade, nem recomendo a ninguém fazer atualizações desse tipo, apenas do Windows Update mesmo.

Seriais válidos para o Windows XP Professional:
THMPV-77D6F-94376-8HGKG-VRDRQ
R2TVD-R4R4W-6V4FT-7HHK3-K8RF8
FB7V2-TGDMT-YRM3J-YWHFR-KB4MM

Serial válido para o Windows XP Home:
TY74Y-2C83J-4W373-XYKV2-689MB

Mas se seu Windows XP já estiver instalado e você fez a instalação do update KB905474 "Vantagens do Windows Original", ou "Windows Genuine Advantage" nos sistemas em inglês, também conhecido como "WGA", então utilize um programa Windows KeyChanger para alterar o serial do Windows, como o que temos abaixo:

Windows KeyChanger:
http://www.badongo.com/pt/file/18385909
Tamanho: 252KB
Senha: gdlf

Obs.: Alguns anti-vírus podem apagar o KeyChanger, como se ele fosse um vírus, mas na verdade ele não é vírus, é um risk-ware, ou seja, um software que põe em risco a integridade do computador. Mas este risco só existe se a pessoa que utilizá-lo o fizer de forma incorreta. Se você seguir os passos abaixo não haverá risco algum. Então, desative o seu anti-vírus antes de iniciar o download e o processo abaixo.

1) Use o WinRAR (http://www.rarlab.com/) e a senha acima para descompactar o arquivo;

2) Execute o KeyChanger.exe;

3) No campo "CD Key" o programa mostra o serial que está sendo utilizado pelo Windows;

4) Clique em Options > Change Windows Key;

5) Digite ou copie um dos seriais válidos citados anteriormente. Cuidado para não errar, o KeyChanger não verifica se o serial vai funcionar ou não. Se colocar o serial errado o seu Windows pode deixar de funcionar, por isso o KeyChanger é um risk-ware;

6) Clique no botão "Change";

7) Vai aparecer uma mensagem em inglês dizendo que o serial foi alterado com sucesso. Clique em "OK", clique em "Close" e feche o KeyChanger;

8) Para verificar que o KeyChanger realmente funcionou, abra-o novamente e veja no campo "CD Key" se aparece o novo serial ao invés do anterior;

9) Reinicie o computador.

Pronto, seu Windows XP agora é original!

WINDOWS VISTA:

Se você ainda for instalar o Windows Vista no seu computador, então instale sem usar serial nenhum. Não faça uma atualização de uma versão mais antiga do Windows (95, 98, Milenum, NT, 2000, XP), formate a máquina e instale tudo do começo. Depois utilize o crack de ativação disponível abaixo:

Windows Vista Activation Crack:
http://www.badongo.com/pt/file/18385955
Tamanho: 3MB
Senha: gdlf

Obs.: Alguns anti-vírus podem apagar o Activation Crack, como se ele fosse um vírus, mas na verdade ele não é vírus, é um risk-ware, ou seja, um software que põe em risco a integridade do computador. Mas este risco só existe se a pessoa que utilizá-lo o fizer de forma incorreta. Se você seguir os passos abaixo não haverá risco algum. Então, desative o seu anti-vírus antes de iniciar o download e o processo abaixo.

1) Use o WinRAR (http://www.rarlab.com/) e a senha acima para descompactar o arquivo;

2) Logo após a instalação do Windows Vista, execute o "Windows Vista Activation Crack.exe";

3) Siga os passos do crack de ativação e confirme tudo;

4) Será aberta uma janela do DOS e após alguns segundos o computador reiniciará automaticamente.

Pronto, seu Windows Vista agora é original!

Aproveitem.

Tchau!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Viva o conhecimento livre para Todos!

Esta dica veio de Paulo Silva Pinheiro que, assim como eu, é um dos leitores do blog Cisco CCNA/CCXP (http://www.ccna.com.br/). Segue o texto na íntegra:

“Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre , mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

- Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;
- Acessar de graça livros de tecnologia (Ciência da Computação e afins);
- Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
- Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
- Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA e muito mais

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:

http://www.dominiopublico.gov.br/

Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Viva o conhecimento livre para todos!”

Estou colocando o texto de Paulo no meu blog e, fazendo algo que não costumo fazer, mandando esta mesma mensagem para todos da minha lista de contatos de e-mail, com a intenção de ajudar a evitar que este site saia do ar. O conhecimento deve ser sempre de livre e fácil acesso para todos e por isso espero a colaboração de todos para manter este site no ar.

Obrigado!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

"Mostrar pastas e arquivos ocultos" não funciona!

Retomando os posts do meu blog, irei publicar sempre soluções para problemas técnicos que encontro no meu dia-a-dia de trabalho.

Hoje trago o seguinte:

PROBLEMA:
Ao marcar a opção "Mostrar pastas e arquivos ocultos" existente em Ferramentas > Opções de pastas > Modo de exibição do Explorer do Windows XP e depois clicar em OK, as pastas e arquivos ocultos que deveriam aparecer, não aparecem. E ao retornar no Modo de exibição de pastas novamente, encontrando marcado "Não mostrar pastas e arquivos ocultos" ao invés da opção que havia marcado anteriormente. Mesmo repetindo várias vezes, a configuração sempre volta.

SOLUÇÃO:
Esta característica é uma configuração errada no registro do Windows, geralmente provocado por um vírus. Inicialmente, instale um bom anti-vírus¹, atualize-o e escaneie toda a sua máquina. Faça o mesmo com um bom anti-spyware². Após a limpeza, siga os seguintes passos:

1) Execute o regedit.exe (Iniciar > Executar... > em Abrir: escreva "regedit" sem as aspas > OK)

2) Procure a chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced\Folder\Hidden\SHOWALL

3) Verifique o valor de registro CheckedValue. Ele deve ser do tipo REG_DWORD. Se for, siga para o passo 4, senão vá para o passo 5.

4) Duplo clique ou enter para editá-lo e em "Dados do valor" coloque o número 1. agora OK e feche o regedit.

5) Se o tipo do valor CheckedValue for REG_SZ você terá que apagá-lo (delete nele e confirme). Clique com o botão direito em cima da chave SHOWALL > Novo > Valor DWORD. Escreva CheckedValue no campo nome. Duplo clique ou enter nele e altere seu valor de dados para 1. Agora clique em OK e feche o regedit.

Seu novo valor de registro deve ficar assim:
Nome - Tipo - Dados
CheckedValue REG_DWORD 0x00000001(1)

Pronto, isso deve funcionar!

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/mostrar-arquivos-ocultos/479311?s=13f112bc38c7b6707380b56cf059cdb5&p=2531594

1 = Um bom anti-vírus é o Kaspersky Anti Vírus, também conhecido como KAV ou AVP, atualmente na versão 7.0, estando bem próximo do lançamento da versão 8.0, já existindo versão beta para download. Site: http://www.kaspersky.com.br/

2 = Já um bom anti-spyware é o Spybot - Search & Destroy, atualmente na versão 1.5.2. É um freeware muito eficaz e pode ser baixado na maioria dos sites de downloads. Uma observação sobre o SpyBot é a cerca de sua "Imunização", que não é automática, porém muito importante. Sempre execute a imunização após atualizações. Site: http://www.safer-networking.org/pt/index.html