terça-feira, 11 de março de 2008

Recuperando partições apagadas acidentalmente no Windows

Para o entendimento deste problema e sua solução é necessário ter conhecimento sobre drivers, HDs, partições, bad blocks e gerenciadores de boot.

PROBLEMA:

Este problema me deixou deprimido por um fim de semana inteiro. Eu estava achando que ia ser demitido por justa causa. Aconteceu sexta-feira passada (7/3/2008) quando meu patrão me passa uma missão quase impossível: instalar o Windows XP, procurar na internet pelos drivers e instalá-los e instalar os programas básicos, tudo em um prazo de duas horas.

O HD desse cliente estava com bad blocks e foi necessário troca-lo, por isso tive que instalar tudo novamente. Tinha também que colocar o HD defeituoso como escravo na máquina, o qual tinha duas partições, sendo a primeira com o Windows que era utilizado anteriormente e na segunda partição havia a única cópia de todos os dados do cliente. Não havia backup em nenhum outro lugar.

Depois que instalei o Windows XP no HD novo, coloquei o HD defeituoso como escravo. Para organizar a ordem das letras dos drives, entrei no Gerenciamento de Disco do Windows. Na pressa, em vez de clicar em “Alterar letra de unidade e caminho...” cliquei em “Excluir unidade lógica...” e confirmei a ação na janela pop-up que abre em seguida, clicando em “Sim”, bem na partição que tinha os dados do cliente.

Liguei pro cliente dizendo que não iria dar tempo de entregar a máquina no prazo determinado. Nessa hora só faltava 15 minutos pra encerrar o expediente. Por isso passei o fim de semana preocupado.

Na segunda-feira (ontem, 10/3/2008) procurei no Google por uma solução e encontrei no Guia do Hardware o milagre de que eu precisava. Esse milagre tem nome: TestDisk.

SOLUÇÃO:

Após uma rápida consulta ao Deus da Internet, o Google, recebi do Todo Poderoso uma bênção divina, um milagre, mais real que as histórias de beatas. Fui consagrado com o compartilhamento da sabedoria do Anjo Carlos E. Morimoto, que tem a bondade de transpassar sua sabedoria para palavras e publica-las na internet livremente. No tutorial “Recuperando partições e corrigindo sistemas de arquivos” (http://www.guiadohardware.net/tutoriais/recuperando-particoes-corrigindo-sistemas-arquivos) Morimoto explica que o meu desastre não foi um abalo à face da Terra tão grande assim.

Resumindo, todo HD tem um setor bem pequeno onde é armazenado um programa gerenciador de boot e a tabela de particionamento do HD. Esta tabela é quem determina onde começa e termina as partições e como elas foram formatadas. O que eu fiz foi apenas modificar esta tabela, já que eu não criei uma nova partição no espaço vazio que deixei após excluir a partição com os dados do cliente acidentalmente. Se eu tivesse criado novas partições por cima da anterior e depois formatado, a esta altura eu estaria comendo capim pela raiz e queimando no fogo do Inferno.

Santo Morimoto me abençoou com a dádiva do programa TestDisk, um freeware que analisa o HD procurando as partições e depois reescreve a tabela de particionamento colocando as partições apagadas de volta no lugar.

Vamos ao que interessa:

Site oficial do TestDisk:
www.cgsecurity.org

1) Faça o download do TestDisk para Windows e use o WinRAR (http://www.rarlab.com) ou o WinZIP para descompactar o arquivo.

2) Na pasta onde você descompactou, abra a pasta “win” e execute o arquivo “testdisk_win.exe”.

3) Primeiramente o TestDisk irá perguntar se você deseja que ele crie um log contendo opções do programa, informações técnicas e outros dados de saída. Selecione “Create” para criar o log ou “No Log” para não criar o log. O arquivo de log será criado na mesma pasta onde encontra-se o executável do TestDisk.

4) Depois escolha o HD que será analisado, recuperado, e selecione “Proceed”.

5) Selecione o tipo de tabela de partição, na maioria dos computadores é a primeira opção “Intel”, e tecle Enter. A primeira opção não se refere à computadores com processador ou chipset Intel, mas sim ao padrão de tabela de particionamento criado pela Intel que é utilizado nos computadores comuns. A segunda e terceira opções são para computadores Mac. A quarta opção é para HDs novos ou sem partições. A quinta opção é para computadores Sun. E a sexta opção é para consoles XBOX.

6) Ainda não tive a oportunidade de testar as outras opções para saber o que fazem, mas para resolver o problema citado, selecione a opção “Analyse”.

7) Selecione “Quick Search” e digite Y se seu sistema operacional for Windows Vista ou N se não for Windows Vista.

8) Observe em verde as partições encontradas. Se estiver como desejado, ou seja, mostrando todas as partições do HD incluindo as partições apagadas acidentalmente, tecle Enter.

9) Novamente é mostrada a estrutura de partições, mas com outros detalhes. Se tiver todas as partições desejadas, selecione “Write” para modificar a tabela de particionamento conforme demonstrado na tela, recuperando as partições apagadas.

10) Digite Y para confirmar a modificação da tabela de particionamento. Digite N para cancelar a modificação.

11) O programa avisa que deve ser reiniciado o computador para que as alterações tenham efeito. Selecione “OK”.

12) Selecione “Quit” para sair do modo de configuração do HD.

13) Selecione “Quit” novamente para sair do TestDisk.

14) Reinicie o computador.

Pronto! Milagre realizado! Bênção concedida! Louve a Deus Senhor Google! Amém!

Desativar o reinício automático do Windows XP após atualização

PROBLEMA:

Por padrão no Windows XP, após a instalação de atualizações que exigem o reinício do sistema operacional, é iniciado um contador regressivo que, chegando ao fim, reinicia o computador automaticamente. Este contador aparece como uma janela com título “Atualizações Automáticas”, avisa que é necessário reiniciar o computador para que termine a instalação de atualizações e diz o tempo que falta para o reinicio automático, seguido de dois botões: “Reiniciar Agora” e “Reiniciar Mais Tarde”. Veja um exemplo na imagem abaixo:


O problema dessa automatização é que você fica impossibilitado de deixar o computador ligado e sozinho realizando alguma tarefa demorada. Exemplo: o download de um arquivo grande sem o uso de um programa gerenciador de downloads capaz de retomar as tarefas interrompidas. Se o fizer e o Windows XP for atualizado automaticamente exigindo reinicio, certamente esta tarefa será interrompida e o trabalho realizado será perdido.

SOLUÇÃO:

Para não perder seus trabalhos por este motivo você deve desativar o reinício automático do Windows XP após a instalação de atualizações. Faça isso usando o programa disponível nos links abaixo e seguindo o passo a passo após os links.

Auto Reboot Setter Free:
Site official:
http://www.badongo.com/file/8231931

1) Use o WinRAR (http://www.rarlab.com/) para descompactar o arquivo.

2) Execute o arquivo auto_reboot_setter_free.exe.

3) Aparecerá uma mensagem em inglês que diz “Por favor tenha certeza que você está executando este programa com permissões de administrador!”. Clique em OK.

4) Para desabilitar o reinício automático selecione “Disable Auto Reboot” e clique em “Apply”.

5) Para reativar o reinício automático selecione “Enable Auto Reboot” e clique em “Apply”.

6) Reinicie o computador.

Pronto! O Windows não vai mais interromper suas tarefas enquanto você estiver longe do computador.

Espero ter ajudado.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Abrir pendrive com o “Abrir com”?

PROBLEMA:
Depois de colocar meu pendrive em uma máquina infectada, justamente para instalar o anti-vírus, ele ficou infectado. O vírus criou um arquivo “autorun.ini” dentro dele e não dava mais para abri-lo pelo Meu Computador com duplo clique no ícone dele. Ao invés disso, a janela “Abrir com” era aberta, como mostrado na figura abaixo:



SOLUÇÃO:
Após examinar todo o conteúdo do pendrive com o KAV6 (http://germanodlf.blogspot.com/2008/02/kaspersky-anti-virus-br-v602621.html) o problema persistiu, mas recomendo que isto ainda seja feito por quem tiver o mesmo problema. Só por precaução. Então fiz uma cópia de todas as pastas e arquivos que eu sabia que eram realmente meus e formatei o pendrive. Depois coloquei todos os meus dados de volta e testei novamente. Finalmente o problema havia se resolvido.

Recomendo que examine todos os computadores onde você colocou o seu pendrive antes de tê-lo desinfetado.

Asta la vista baby!

Windows Vista update erro 8007000B

PROBLEMA:
No Windows Vista, ao realizar o Windows Update, é recebido o código de erro 8007000B e a atualização não é finalizada.

SOLUÇÃO:
1) Em Iniciar > Programas > Acessórios, Clique com o botão direito em Prompt de Comando e selecione “Executar como Administrador”.

2) Quando for perguntado, permita executar a ação.

3) Na janela do prompt de comando digite “cd\” (sem as aspas) e tecle Enter.

4) Agora digite “fsutil resource setautoreset true c:” (sem as aspas) e tecle Enter. Isso se seu Windows Vista foi instalado no drive C:, se não, adapte o comando para a letra equivalente. Haverá uma mensagem dizendo que a operação foi executada com sucesso.

5) Reinicie seu computador.

6) Tente atualizar o Windows Vista novamente, deverá funcionar.

Não esqueça de validar seu Windows Vista seguindo os passos do post com o título “Validando o Windows XP e o Windows Vista”.

Aproveite seu Windows Vista atualizado e original!

Removendo o WGA

WGA significa “Windows Genuine Advantage”, ou seja, traduzindo, “Vantagens do Windows Original” e é um programa da Microsoft instalado em seu computador através do Windows Update pelo pacote de atualização KB905474. A Microsoft o criou com o único propósito de identificar as pessoas que usam Windows pirata e bloqueá-los de certos benefícios. Porém existem pessoas que usam o Windows original e mesmo assim o WGA identifica como sendo pirata. Além desse problema, o WGA, por obter informações sobre o seu computador, é um spyware que consome recursos do processador, memória e uma pequena fatia de largura de banda de sua internet, além de suas mensagens serem um incômodo. Outro problema é que atrapalha os pobres usuários de Windows pirata.

Esta é a frase do WGA que aparece na tela de logon e nos balões de notificação da barra do menu iniciar: “Esta cópia do Windows não é original. Você pode ter sido vítima de falsificação de software.”

Agora, vamos remover essa praga da Microsoft de seu computador. Siga os passos a seguir:

1) Execute o regedit.exe (Iniciar > Executar... > em Abrir: escreva "regedit" sem as aspas > OK)

2) Procure a chave de registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon\Notify\WgaLogon

3) Apague a chave inteira "WgaLogon", no painel esquerdo

4) Reinicie o computador

5) Apague os arquivos
C:\windows\system32\WgaLogon.dll
C:\windows\system32\WgaTray.exe
C:\windows\system32\dllcache\WgaLogon.dll
C:\windows\system32\dllcache\WgaTray.exe
C:\windows\WgaNotify.log

Pronto! O WGA foi praquele lugar!

Mesmo que você remova o WGA, ele poderá ser baixado novamente com as atualizações automáticas. Para fazer com que ele nunca mais volte existem duas formas. A primeira é desabilitando as atualizações automáticas do Windows, o que eu não recomendo, já que estas atualizações são importantes para a segurança de seu computador. A outra maneira é validar o Windows. Navegue pelo blog e procure pelo post com o título “Validando o Windows XP e o Windows Vista” e valide o seu.

Até a próxima!

------------------------------------------------------

11 de março de 2008

Meu amigo Deyvisson Lima mandou uma dica que facilita o processo de remoção do WGA. Trata-se de um programa que faz o processo automaticamente com apenas um clique. Segue abaixo os links para download de um arquivo RAR contendo dois programas para a remoção do WGA. Escolha o que mais lhe agrada, ambos funcionam.

WGA Remover:
http://www.badongo.com/file/8233465
Senha: gdlf

Validando o Windows XP e o Windows Vista

Para fugir dos preços abusivos da Microsoft a melhor coisa a fazer é migrar de vez para o Linux, recomendo a distribuição Ubuntu Linux (http://www.ubuntu-br.org/).

Mas como ainda existem pessoas que insistem em usar o Windows ou ainda não pôde se acostumar com o Linux, apesar de tê-lo instalado em uma outra partição, ou ainda por trabalhar com informática e ter que dar suporte ao Windows (como eu), venho trazer outra solução: validar o seu Windows não original.

Ou seja, você poderá utilizar seu Windows Pirated Edition como se fosse um original.

WINDOWS XP:

Se você ainda for instalar o Windows XP no seu computador, então para valida-lo basta usar um dos seriais abaixo durante a instalação. Não funciona se for feita uma atualização de uma versão mais antiga do Windows (95, 98, Milenum, NT, 2000), tem que formatar a máquina e instalar tudo do começo. Na verdade, nem recomendo a ninguém fazer atualizações desse tipo, apenas do Windows Update mesmo.

Seriais válidos para o Windows XP Professional:
THMPV-77D6F-94376-8HGKG-VRDRQ
R2TVD-R4R4W-6V4FT-7HHK3-K8RF8
FB7V2-TGDMT-YRM3J-YWHFR-KB4MM

Serial válido para o Windows XP Home:
TY74Y-2C83J-4W373-XYKV2-689MB

Mas se seu Windows XP já estiver instalado e você fez a instalação do update KB905474 "Vantagens do Windows Original", ou "Windows Genuine Advantage" nos sistemas em inglês, também conhecido como "WGA", então utilize um programa Windows KeyChanger para alterar o serial do Windows, como o que temos abaixo:

Windows KeyChanger:
http://www.badongo.com/pt/file/18385909
Tamanho: 252KB
Senha: gdlf

Obs.: Alguns anti-vírus podem apagar o KeyChanger, como se ele fosse um vírus, mas na verdade ele não é vírus, é um risk-ware, ou seja, um software que põe em risco a integridade do computador. Mas este risco só existe se a pessoa que utilizá-lo o fizer de forma incorreta. Se você seguir os passos abaixo não haverá risco algum. Então, desative o seu anti-vírus antes de iniciar o download e o processo abaixo.

1) Use o WinRAR (http://www.rarlab.com/) e a senha acima para descompactar o arquivo;

2) Execute o KeyChanger.exe;

3) No campo "CD Key" o programa mostra o serial que está sendo utilizado pelo Windows;

4) Clique em Options > Change Windows Key;

5) Digite ou copie um dos seriais válidos citados anteriormente. Cuidado para não errar, o KeyChanger não verifica se o serial vai funcionar ou não. Se colocar o serial errado o seu Windows pode deixar de funcionar, por isso o KeyChanger é um risk-ware;

6) Clique no botão "Change";

7) Vai aparecer uma mensagem em inglês dizendo que o serial foi alterado com sucesso. Clique em "OK", clique em "Close" e feche o KeyChanger;

8) Para verificar que o KeyChanger realmente funcionou, abra-o novamente e veja no campo "CD Key" se aparece o novo serial ao invés do anterior;

9) Reinicie o computador.

Pronto, seu Windows XP agora é original!

WINDOWS VISTA:

Se você ainda for instalar o Windows Vista no seu computador, então instale sem usar serial nenhum. Não faça uma atualização de uma versão mais antiga do Windows (95, 98, Milenum, NT, 2000, XP), formate a máquina e instale tudo do começo. Depois utilize o crack de ativação disponível abaixo:

Windows Vista Activation Crack:
http://www.badongo.com/pt/file/18385955
Tamanho: 3MB
Senha: gdlf

Obs.: Alguns anti-vírus podem apagar o Activation Crack, como se ele fosse um vírus, mas na verdade ele não é vírus, é um risk-ware, ou seja, um software que põe em risco a integridade do computador. Mas este risco só existe se a pessoa que utilizá-lo o fizer de forma incorreta. Se você seguir os passos abaixo não haverá risco algum. Então, desative o seu anti-vírus antes de iniciar o download e o processo abaixo.

1) Use o WinRAR (http://www.rarlab.com/) e a senha acima para descompactar o arquivo;

2) Logo após a instalação do Windows Vista, execute o "Windows Vista Activation Crack.exe";

3) Siga os passos do crack de ativação e confirme tudo;

4) Será aberta uma janela do DOS e após alguns segundos o computador reiniciará automaticamente.

Pronto, seu Windows Vista agora é original!

Aproveitem.

Tchau!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Viva o conhecimento livre para Todos!

Esta dica veio de Paulo Silva Pinheiro que, assim como eu, é um dos leitores do blog Cisco CCNA/CCXP (http://www.ccna.com.br/). Segue o texto na íntegra:

“Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre , mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

- Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;
- Acessar de graça livros de tecnologia (Ciência da Computação e afins);
- Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
- Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
- Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA e muito mais

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:

http://www.dominiopublico.gov.br/

Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Viva o conhecimento livre para todos!”

Estou colocando o texto de Paulo no meu blog e, fazendo algo que não costumo fazer, mandando esta mesma mensagem para todos da minha lista de contatos de e-mail, com a intenção de ajudar a evitar que este site saia do ar. O conhecimento deve ser sempre de livre e fácil acesso para todos e por isso espero a colaboração de todos para manter este site no ar.

Obrigado!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

"Mostrar pastas e arquivos ocultos" não funciona!

Retomando os posts do meu blog, irei publicar sempre soluções para problemas técnicos que encontro no meu dia-a-dia de trabalho.

Hoje trago o seguinte:

PROBLEMA:
Ao marcar a opção "Mostrar pastas e arquivos ocultos" existente em Ferramentas > Opções de pastas > Modo de exibição do Explorer do Windows XP e depois clicar em OK, as pastas e arquivos ocultos que deveriam aparecer, não aparecem. E ao retornar no Modo de exibição de pastas novamente, encontrando marcado "Não mostrar pastas e arquivos ocultos" ao invés da opção que havia marcado anteriormente. Mesmo repetindo várias vezes, a configuração sempre volta.

SOLUÇÃO:
Esta característica é uma configuração errada no registro do Windows, geralmente provocado por um vírus. Inicialmente, instale um bom anti-vírus¹, atualize-o e escaneie toda a sua máquina. Faça o mesmo com um bom anti-spyware². Após a limpeza, siga os seguintes passos:

1) Execute o regedit.exe (Iniciar > Executar... > em Abrir: escreva "regedit" sem as aspas > OK)

2) Procure a chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced\Folder\Hidden\SHOWALL

3) Verifique o valor de registro CheckedValue. Ele deve ser do tipo REG_DWORD. Se for, siga para o passo 4, senão vá para o passo 5.

4) Duplo clique ou enter para editá-lo e em "Dados do valor" coloque o número 1. agora OK e feche o regedit.

5) Se o tipo do valor CheckedValue for REG_SZ você terá que apagá-lo (delete nele e confirme). Clique com o botão direito em cima da chave SHOWALL > Novo > Valor DWORD. Escreva CheckedValue no campo nome. Duplo clique ou enter nele e altere seu valor de dados para 1. Agora clique em OK e feche o regedit.

Seu novo valor de registro deve ficar assim:
Nome - Tipo - Dados
CheckedValue REG_DWORD 0x00000001(1)

Pronto, isso deve funcionar!

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/mostrar-arquivos-ocultos/479311?s=13f112bc38c7b6707380b56cf059cdb5&p=2531594

1 = Um bom anti-vírus é o Kaspersky Anti Vírus, também conhecido como KAV ou AVP, atualmente na versão 7.0, estando bem próximo do lançamento da versão 8.0, já existindo versão beta para download. Site: http://www.kaspersky.com.br/

2 = Já um bom anti-spyware é o Spybot - Search & Destroy, atualmente na versão 1.5.2. É um freeware muito eficaz e pode ser baixado na maioria dos sites de downloads. Uma observação sobre o SpyBot é a cerca de sua "Imunização", que não é automática, porém muito importante. Sempre execute a imunização após atualizações. Site: http://www.safer-networking.org/pt/index.html