quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

"Mostrar pastas e arquivos ocultos" não funciona!

Retomando os posts do meu blog, irei publicar sempre soluções para problemas técnicos que encontro no meu dia-a-dia de trabalho.

Hoje trago o seguinte:

PROBLEMA:
Ao marcar a opção "Mostrar pastas e arquivos ocultos" existente em Ferramentas > Opções de pastas > Modo de exibição do Explorer do Windows XP e depois clicar em OK, as pastas e arquivos ocultos que deveriam aparecer, não aparecem. E ao retornar no Modo de exibição de pastas novamente, encontrando marcado "Não mostrar pastas e arquivos ocultos" ao invés da opção que havia marcado anteriormente. Mesmo repetindo várias vezes, a configuração sempre volta.

SOLUÇÃO:
Esta característica é uma configuração errada no registro do Windows, geralmente provocado por um vírus. Inicialmente, instale um bom anti-vírus¹, atualize-o e escaneie toda a sua máquina. Faça o mesmo com um bom anti-spyware². Após a limpeza, siga os seguintes passos:

1) Execute o regedit.exe (Iniciar > Executar... > em Abrir: escreva "regedit" sem as aspas > OK)

2) Procure a chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced\Folder\Hidden\SHOWALL

3) Verifique o valor de registro CheckedValue. Ele deve ser do tipo REG_DWORD. Se for, siga para o passo 4, senão vá para o passo 5.

4) Duplo clique ou enter para editá-lo e em "Dados do valor" coloque o número 1. agora OK e feche o regedit.

5) Se o tipo do valor CheckedValue for REG_SZ você terá que apagá-lo (delete nele e confirme). Clique com o botão direito em cima da chave SHOWALL > Novo > Valor DWORD. Escreva CheckedValue no campo nome. Duplo clique ou enter nele e altere seu valor de dados para 1. Agora clique em OK e feche o regedit.

Seu novo valor de registro deve ficar assim:
Nome - Tipo - Dados
CheckedValue REG_DWORD 0x00000001(1)

Pronto, isso deve funcionar!

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/mostrar-arquivos-ocultos/479311?s=13f112bc38c7b6707380b56cf059cdb5&p=2531594

1 = Um bom anti-vírus é o Kaspersky Anti Vírus, também conhecido como KAV ou AVP, atualmente na versão 7.0, estando bem próximo do lançamento da versão 8.0, já existindo versão beta para download. Site: http://www.kaspersky.com.br/

2 = Já um bom anti-spyware é o Spybot - Search & Destroy, atualmente na versão 1.5.2. É um freeware muito eficaz e pode ser baixado na maioria dos sites de downloads. Uma observação sobre o SpyBot é a cerca de sua "Imunização", que não é automática, porém muito importante. Sempre execute a imunização após atualizações. Site: http://www.safer-networking.org/pt/index.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara...valeu....gostei do massete de desocultar pasta. Raro umas dicas dessas que funciona. Blz. continue assim amigo.